sábado, 18 de maio de 2013

Keep Calm And Go To Lisbon

Já toda a gente aqui sabe que tenho uma particular paixão por Teatro. Se pudesse, ia todos os dias e quem sabe trabalhar em Teatro também.
É uma coisa cá de dentro, daquelas que nem sabemos definir e nos fazem acreditar que são sensações de outras vidas.
Esta semana, decidi juntar o útil ao agradável e oferecer a uma amiga como prenda de anos, um bilhete de teatro. O único castigo dela é que teria de me levar atrás. A mim, e a outra amiga nossa, que bem precisa de se distrair e mesmo que ela não quisesse, não teria escolha.
Entre uma pesquisa e outra, encontrei em estreia, uma peça em exibição no Teatro Turim em Lisboa que acaba já amanhã.
Apressei-me a tratar dos bilhetes e quando demos por nós, já estávamos as três a caminho de uma Ladies's Night.

Ora, elas são mães e eu não. Ou seja, enquanto foram tratar dos banhos e comidas dos bebés, aqui a trenga foi fazer tempo para o shopping. Claro que não andei feita dondoca a desfilar sacos, aliás, o único sítio onde me perdi foi mesmo na Primark - continuo a dizer que é a alegria dos pobres e o Ikea da roupa. E quando digo que me "perdi" foi porque me atrasei a ver as milhares opções que lá existem.
Passado o tempo de espera, lá foram as três estarolas enfardar MacDonald's, porque se há noite de gajas, tem obrigatoriamente que haver comida de plástico.
E aqui meus caros, começa a aventura...
Para além de nem todas termos carteira, fomos em bando para a casa de banho, para não fugirmos à regra de quando o mulherio se junta. Mas desta vez deu asneira. Enquanto eu estava a apertar-me toda após o momento urinário, começo a falar para elas (como se elas estivessem sozinhas) sobre o facto do chão daquele WC estar um nojo. Elas desatam-se a rir, eu abro a porta ainda com as calças na mão e eis que quase morro de vergonha, quando vejo uma senhora (já devia estar na idade da reforma) ao lado delas, à espera que eu desocupasse o espaço. Nem queiram saber o que nos rimos daquilo e da vergonha que eu senti.

Mas a aventura ainda estava no início...
passada a vergonha, lá fomos nós todas contentes e de pito aos saltos por irmos curtir a uma Quinta-Feira à noite (ninguém faz isso a um dia da semana, mas nós temos uma certa mania que somos espectacularmente fixes e por isso fomos na mesma).
Nenhuma de nós mora para os lados de Lisboa. Lisboa mesmo, onde os carros parecem formigas a reproduzirem-se, onde todas as ruas têm um desvio ou sentido proibido. Quem era a croma que ía ao volante? EU, claro.
GPS coladinho ao vidro do carro e isso dava-nos alguma confiança. Estar a chover e ser de noite, foram apenas dois pequeninos pormenores que QUASE não nos perturbou em nada. QUASE.
Era o GPS que não reconhecia os sítios, era eu que não virava na saída certa, eram os carros que não nos davam passagem, era a chuva que cada vez era mais intensa e nos dificultava a visão...enfim, a loucura!!! Eu já transpirava de nervos e já só olhava para o relógio.
Confesso que disse alguns palavrões pelo caminho e a minha amiga que ia ao lado, apitava por mim e insultava os carros que se punham à frente. A outra, a aniversariante, só se ria. Ria-se e ainda tinha algumas palavras de conforto: "Nós vamos conseguir! Agora estamos a ir bem". Tão querida e eu só dizia: "É bom que a peça seja BOOOAAA!" "E agora, e agora onde é que eu viro?" "Aiii o c****** que ninguém me deixa passar!".
Uma anedota,portanto.

Chegámos ao Teatro e arranjámos logo lugar quase à porta (isto, porque fui pela faixa do Bus para encurtar caminho. Não se faz, mas estava possuída!)
O Teatro é pequeno, mas todo renovado e a sala é muito acolhedora. Para a peça, um cenário simples, com uma tela misteriosa...



As actrizes eram conhecidas. E a história tratava de duas mulheres que não se conhecem e encontram-se do lado de lá, no Além, depois do túnel e entre inúmeras peripécias tentam compreender a imortalidade e a própria vida. Tem uma mensagem bonita e vale a pena ver.



Isto tudo, para vos dizer que valeu a pena todo o stress e toda a maluqueira.
Se puderem, vejam a peça hoje ou amanhã, o preço é 10€ e ficam bem impressionados.
E haja chuva, trânsito ou GPS's baralhados, o que interessa é respirar fundo e encarar o centro da cidade de peito cheio ;)



Bom fim de semana e viva o Teatro****

11 comentários:

  1. Parece ter sido uma noite animada e bem passada =)

    ResponderEliminar
  2. Eu ter-me ía divertido à brava certamente...não tanto pelo teatro, mas por toda a panóplia de acontecimentos previos! Boa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora foi mesmo isso que nos aconteceu...o que nós nos rimos!!!

      Eliminar
  3. Parece que foi divertido!
    Não vou a um teatro à uns 20 anos, por incrivel que pareça o teatro é uma das muitas coisas boas que deixou de existir na Marinha Grande.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Oh que pena, não fazia ideia! Uma cidade sem cultura de teatro, não é a mesma coisa :/

      Eliminar
  4. Na verdade comecei a escreve este comentário mal terminei de ler o post, que é como eu gosto de fazer! (já nas consultas de nutrição sou assim, recebo uma ficha preenchida e só a vejo quando sei que tenho tempo para responder de traçar novos caminhos a seguir) Mas a minha querida filha achou por bem interromper-me... eu acho, agora que penso, que era ela que te queria responder!!;) lol
    O que sorri ao ler este post... fez-me sentir Portugal, sentir a "minha" Lisboa (desculpa:P lol) e sentir a magia da amizade.... que tantas saudades tenho!!!! E sabes do que me lembrei ao ler este teu post? Que para além da nossa ida a Sintra, também era engraçado irmos ao teatro juntas...:) Pois partilho essa paixão contigo e ao tempo que já não vou... e nem te vou falar da oferta que nesta terra há!!!!!!! para teres noção, há uma rua que porta sim, porta não é um teatro!!;) Mas... temos uma criança pequenina e vivemos sozinhos numa cidade emprestada...;)
    Beijocas e continuação de bom fim de semana!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar, ela própria queria ir ao Teatro e ia sugerir-me isso ;)
      Está mais que combinado, quando cá estiveres, haverá teatro e lanche a seguir. Porque não?

      Eliminar
  5. Também adoro teatro e sou capaz disso tudo porque tu passaste por uma boa peça. Pena que para os meus lados não haja tanta variedade como nas grandes cidades. Vi a apresentação dessa peça na tv e pareceu-me interessante.
    beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teve publicidade na TV? Nem sabia! Tive conhecimento da peça pela Internet.
      Beijinhos***

      Eliminar
    2. Teve sim, na Praça da Alegria. :)

      Eliminar