terça-feira, 1 de abril de 2014

A carta que nunca lerás.


Á minha avó, ao meu amor:

Escolheste o último dia do meu mês de Março, o meu preferido, para te ires embora. Ou então escolheram ouvir-te e entre um sonho e o outro, levaram-te. Nem sequer imagino a quantidade de vezes que gritaste em silêncio para que te levassem...mesmo sem saberes para onde. Mas sei bem as vezes que eu pedi para te guardarem lugar nessa viagem. Sei que querias e sei que o verde dos teus olhos, já não era de esperança. Eram restos de palavras e pedidos teus que já não chegavam completos a este lado. Pedi porque gostava (e gosto) demasiado de ti para te voltar a ouvir dizer que "não fazias mais nada aqui"...lembras-te como eu te contrariava, com piadas parvas?
Lembras-te como te convencia a "ficar cá" num hotel cinco estrelas, onde cuidavam de ti e onde de vez em quando se esqueciam das batatas fritas ao pé de ti. Aquelas que não deixavas escapar.
Sei que no meio de tantas memórias perdidas, eu estava mais ou menos intacta. Sabia disso quando olhavas para mim e me passavas a mão na cara, depois de horas à minha espera. Eu nem sempre cheguei. Nem sempre era eu quando a porta da rua se abria...nem sempre era eu ao telefone, mas tu entendias porquê.
Até ao dia de ontem, acho que nunca percebeste porque vim para longe, baralhavas-te entre um simples passeio e um trabalho que me obrigava a ficar longe. Mas não, vim por opção, por achar que o resto da minha vida começava deste lado. Eu sei que sempre me perdoaste. Sei disso, porque no amor perdoamos sempre. E tu disseste-me que eu "era o amor da tua vida", mesmo que eu te lembrasse que tinhas mais amores. Hoje, percebo porque o disseste: porque achaste que era verdade. E a verdade, por mais estranha que possa parecer, é sempre a que fica mais perto do coração. E eu disse-te a minha verdade, ao ouvido, antes de te levarem para o buraco escuro do crematório: "Vózitas, gosto muito de ti". Disse-te bem junto à pele gelada, aquele frio diferente de todos os frios e que nunca ninguém esquece. O frio de quem já não está. Ouviste alguma coisa?
Ouviste ou sentiste de todas as vezes que fui ver-te ao quarto, quase hibernada no teu sono e te aconcheguei na cama?
Uma dessas vezes, apanhaste-me a chorar a olhar para ti e de sobressalto me perguntaste "Quem te fez mal?!" e eu disse que estava só cansada. Lembras-te? Menti-te porque não tive tempo de esconder o que ali estava a fazer. E não era nada de especial, era apenas um momento de simples regalo do teu descanso de bebé.
Tinhas os olhos mais bonitos que vi até hoje, mas os mais tristes também. Há 3 anos tinhas uma vida quase autónoma e ver-te a perder capacidades para a merda de uma demência que em vez de levar tudo de uma vez, levava aos poucos, foi a experiência mais ingrata que tive. Estava longe mas tinha a perceção perfeita das falhas que o teu corpo ia tendo. O mesmo corpo que tanto trabalhou desde novo, que não te permitiu sequer ir à escola. O mesmo que cuidou de mim e das minhas primas, o que andava a correr atrás de mim à volta da mesa quando fazia das minhas. O que me preparava o melhor empadão de carne, o melhor bife com batatas fritas e o melhor refresco de sempre.
Nunca vais ler o que aqui está e mesmo que eu te lesse, não ouvirias metade. Não faz mal, sei que sabes tudo isto. Mesmo que para ti, já só restasse ruídos e confusão de datas e caras.
Perceber que tinhas parado em 1982 no dia dos meus anos, tinha tanto de doce como de amargo. Lá está, a data do amor que me falavas. E no amor, todos os dias contam não é?
Há três semanas, perguntei-te "Estou bonita avó? Olha para mim, estou bonita?" e a tua resposta foi "ÉS bonita" e eu percebi aí, que onde quer que fosses ou estivesses, há uma visão que nunca se perde e uma beleza que dura sempre: aquela dos que amamos.

E eu amo-te e vou amar-te sempre**** a tua Nocas Pocas.



27 comentários:

  1. Lamento muito :(
    Texto lindíssimo...
    Muita força!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada...foste o primeiro a escrever aqui e apanhaste-me a limpar as lágrimas. Beijinhos***

      Eliminar
    2. Se precisares de algo, podes contar comigo, sabes disso! **

      Eliminar
    3. Os meus sentimentos vaninha...um beijo grande de força

      Eliminar
  2. Comovente este texto. De uma beleza imensa. Muita força Vânia! :(

    O céu ganhou mais uma estrelinha.

    Muitos beijinhos! :*

    ResponderEliminar
  3. Só a conheci mais 4 ou 5 anos que tu. Mas sei que foram 82 anos de vida muito difícil, muitos deles bem sofridos. Sempre tive o respeito dela, até ao último dia. Não apenas porque a geração dela via no homem símbolo da "ordem e do poder", mas porque sempre a respeitei e tratei o melhor que podia e sabia. Mesmo agora neste final da vida dela, fizemos tudo para que se sentisse confortável para partir quando fosse o seu tempo. E quero crer que assim foi. Partiu na calada da noite, muito serenamente e esperou que nos aproximássemos, dormindo o seu sono eterno e em paz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até para se ir embora, ela foi discreta :)
      beijinhos papi!

      Eliminar
  4. Estou de lágrimas nos olhos... que baque ler este texto.
    Está lindissimo. Parabéns. E lamento imenso :(

    Beijinho
    http://socorro-mudeioblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que sejas sempre bem vinda aqui :) mas sorrires!
      beijinhos

      Eliminar
  5. Querida Amiga, nada do que possa dizer poderá apaziguar a tua dor mas tenho pensado muito em ti e sinto uma mágoa enorme por não poder estar aí para te dar aquele abraço e transmitir aquela força que nestes momentos dificeis valem mais que 1000 palavras. Essa ferida no teu coraçãozinho vai fechar eventualmente mas irá sempre ficar uma cicatriz de boas memórias e muita saudade. Que o apoio da familia e amigos te traga muita força.
    Adoro-te minha querida amiga. Fica bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda, a minha dor sossegou e estou tranquila. Foi da forma que ela queria...a dormir e em paz :)
      beijinhos para Londres!

      Eliminar
  6. Se as lágrimas falassem à distância, era isso que te conseguia dizer depois de ler este teu texto... tenho a sorte de ter vivido um amor de avó e neta dentro do que tu "vives", é algo que ultrapassa tudo, todos os amores... Porque é algo que não se escolhe ou se trabalha, simplesmente acontece entre duas pessoas de gerações diferentes, neste caso entre a tua avó e a filha de um ser que ela amou e criou com todas as forças do seu ser....e que viu o "seu ser" passar valores a ti, ensinados na sua origem por ela...A minha avó partiu fisicamente para ao pé do meu avô há 15 anos e posso-te dizer que acho que não existe um dia em que não me lembre dela, ou até a sinta comigo! :) Porque estes amores não se explicam... vivem-se e sentem-se! Fico feliz por ti por teres podido viver toda esse amor mágico com ela... e nunca duvides que passem os anos que passarem estará sempre contigo e a guiar-te e vais continuar a ouvi-la dizer "És bonita!" :)
    Beijoca gigante do tamanho da distância que nos separa!! :)
    Força!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei agora ler-te por aqui :)
      Obrigada, beijinho minha querida!

      Eliminar
  7. Lamento muito que tenhas perdido alguém tão querido, os meus sentimentos. Escreveste uma carta tão bonita, palavras cheios de sentimento e uma bonita homenagem! Muita força neste momento difícil!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu bem que lutei dias para ler este texto e cá tinha a minha razão...apesar de triste adorei....Tão bom termos pessoas na nossa vida que nos encheram de tanto mimo e tanto Amor!Que sorudas que somos.. porque no fim é tudo o que nos resta são essas memórias que nos fazem sorrir e nos fazem sentir que vale a pena viver, SEMPRE!E ficarmos cá para passar esse mesmo amor, carinho, orgulho, esse brilho aos nossos "pequeninos" e ter a esperança que um dia quando partirmos também eles nos recordem assim...Com uma lágrima a escorrer pela cara mas também com um sorriso no canto do lábio...Bjs neighbour:)!Se fosse mais gira eras uma Girafa:):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tu para me pores a rir...e não é assim que se diz, é "Se fosses mais alta eras uma Girafa, de tão gira que és" - era bom era!
      Beijinho neighbour!

      Eliminar
  9. Minha querida.....
    Que dizer, quando TU já escreveste TUDO e tão bem?
    Muito comovente....sem dúvida!
    Q bom q era termos sempre quem nós gostamos bem juntinho a nós, até partirmos também.....
    Lamento imenso...a perda é um vazio que não se explica....é uma dor que custa a atenuar....
    Espero que consigas guardar sempre no teu coração TUDO o que de bom se passou e esquecer esse momento específico de despedida....
    Já sabes que poderás sempre contar comigo, no que precisares.
    Estarei a um toque de distância!
    Um beijo enorme, nesse teu coração gigante e doce....
    Nunca mudes!
    Gosto muito de ti. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E adoro-te Xaninha, muito****
      Obrigada por te sentares aqui na sala :)
      Beijinho doce!

      Eliminar
  10. Não venho cá tantas vezes quantas gostaria, mas sinto um carinho especial por ti, por teres sido das primeiras pessoas que conheci por aqui, por seres da minha terra e, sobretudo, por transpareceres, através dos teus textos, a pessoa bonita que ÉS! :) Lamento profundamente a perda da tua avó, bem sei que ninguém substitui a nossa "segunda mãe" e muito menos as pessoas de quem gostamos... Os meus sentimentos.

    Um grande beijinho de força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fiquei sem palavras...é por isto que a Sala faz sentido!
      Obrigada, infinitamente obrigada :)

      Eliminar
  11. Os meus sentimentos amiga! Conta comigo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que sim, que posso contar!
      Mas está tudo tranquilo :)

      beijinho***

      Eliminar