terça-feira, 10 de dezembro de 2013

The girl next door.

No outro dia, uma amiga lembrou-se de mim ao ver este vídeo - http://www.ela-e-ele.com/um-video-que-te-vai-fazer-dar-valor-pessoa-que-tens-ao-teu-lado - que fala da importância de valorizarmos quem temos ao lado. Por mais simples e por mais banal que a sua presença seja. Mesmo que já faça parte da mobília e da rotina.
Diz que se lembrou de mim porque achava que, à semelhança do que pensava dela própria, não era nem nunca fui aquele tipo de menina muito feminina, vistosa e com sex appeal. E que, segundo ela, tinha algo que prendia ou cativava. E foi isto que me tocou e me fez pensar mais sobre o bom daquilo que não se vê.
Sempre fui muito trapalhona, distraída. Uma miúda básica, a típica "girl next door" como dizem nos States.
Com um riso fácil e expressivo sim, mas muito real. A miúda que fala com a diretora e com a empregada da limpeza com a mesma postura e educação. Que cumprimenta os senhores das portagens e deseja "bom trabalho" mesmo antes de arrancar viagem.
Nunca fui magra, nunca fui gorda. Entorno muitas vezes o copo antes de beber o que lá tem dentro, porque como diz o meu pai "Devo achar que tenho bico" :)
Ponho muitas vezes a sopa no prato raso e o resto no prato da sopa, por pura aselhice.
Escolho a roupa no dia anterior para poder dormir mais 5 minutos. Mesmo assim, o despertador toca cinquenta vezes e ainda chego a tempo, todos os dias.
Não vibro com filmes de terror nem sei cozinhar nenhum prato XPTO. E quando tento, rio-me e não coro.
Decoro todas a datas de aniversário, mais do que possam imaginar, mas que não digo que assim é para não passar por maluquinha.
Nunca me deito numa cama que não esteja feita, nem que a tenha que fazer antes de me deitar, só pelo prazer de abrir e esticar os lençóis.
Nunca me maquilhei, só mesmo agora uso uma certa cor para não ir transparente para a rua. Sim, porque sou muito branca. Branca pálida e ao contrário do que possam achar, não gosto que reparem tantas vezes nisso, como se fosse uma raridade.
Não gosto de falar para multidões nem tenho postura de líder. Gosto de chegar a todos sem sair do sítio ou sem dizer uma palavra.
Não tenho a silhueta de um cisne, não sou alta nem estico as costas como todos devíamos fazer.
Sou sempre (ou quase) a única que nunca bebe álcool porque não gosto, a única que segura uma Fanta na mão, no meio de uma Queima das Fitas cheia de Imperiais. Sou a amiga 100% cool, que pode sempre levar o carro, mas que ás vezes acha que não é valorizada por isso.
Como se fazer parte de uma manada, me excluísse da Selva de forma subtil.
Sou aquela que pega nas canetas enquanto fala, gesticulando, abrindo e fechando a tampa até partir. E de todas as vezes, fico espantada por me acontecer o mesmo.
Sou aquela que dá pisca para sair da garagem, prefiro correr e fugir da chuva só para não abrir o guarda chuva, que por acaso continua no carro, junto ás peças "essenciais".


E sou aquela que raramente diz não, que me rio sem medida e sem controlo de volume, que faz zapping nas rádios todas as manhãs até dar a música certa.
Que fecho os olhos quando saboreio um chocolate delicioso ou quando aquele perfume vem ter comigo.
Aquela que se emociona com uma cena de novela, que nem vê e que nem sabe os nomes das personagens.
Que prefere a Primavera ou o sol de Inverno, ás praias e ao calor desmedido.

Sou eu.



32 comentários:

  1. No meio de todas as coisas que somos, o que importa é que sejamos da maneira que nos faz mais felizes :)

    ResponderEliminar
  2. É por seres quem és e como és...que pessoas como eu que são muito menos do que tu vêem o teu brilho único...e sabem que és especial!

    Gosto de ti Assim!
    Jinhoooosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu de ti minha Suri!!! E tu vales por muita mulher junta :))))

      Eliminar
  3. Por muito incómodo que possa ser, aprecio muito a transparência e a simplicidade com que uma pessoa se apresenta aos outros.
    E tu és assim, com eu gosto!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. No meio de tudo isso e de toda essa simplicidade, encontramos uma pessoa especial como tu!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Porque a beleza está nas coisas mais simples, naturais, espontâneas. Porque a nossa forma de ser apaixona mais do que o nosso físico. É como a alma num corpo. Beleza, é isso que tu és e muito mais. São as tuas rotinas e as tuas manias. A tua aselhice (oh, tenho tanto disso!) É algo que preenche a vida a dois, e que a ausência irá um dia criar um vazio enorme, que só a pessoa ao teu lado saberá a falta que lhe fazes. E o teu cheiro... o aroma que enaltece os sentidos e faz o pensamento voar entre recordações. És especial. Todos o somos, mas apenas para as pessoas certas: aquelas que têm o privilégio de o ver em nós. Um beijo especial.

    ResponderEliminar
  6. Também sou um bocado trapalhona com as mãos, também me engano nos pratos ou talheres e também costumo deixar o guarda-chuva no carro. Temos várias coisas em comum. :)
    E com tudo o que tu és, és tu, és genuína. E assim é que deves ser. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  7. És um querida e muito especial :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Excelente descrição Vânia. Adoreiiiio e revi-me tanto no que escreveste, são estas coisas que nos tornam únicos :)

    Beijinhoooo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo que nem todos vejam isso, não é?
      Obrigada, beijinho**

      Eliminar
    2. Sem dúvida!

      Para muitos são os nossos pontos fracos, para nós a nossa própria identidade.

      Beijinhos! ;)

      Eliminar
  9. E não é que és mesmo assim?! :) Se não fosses, não serias uma das minhas melhores e mais queridas amigas. Adoro-te!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes-me tanta falta!!! Nem imaginas o quanto...
      beijinho para Londres!

      Eliminar
  10. Vânia, em todas as semelhanças que sabemos ter, rendo-me às tuas palavras e não consigo ficar indiferente a tudo que dizes, mas por estranho que pareca, identifico-me.. ok.. menos na parte dos aniversários porque ai.. se não fosse a agenda.. bem que nem do meu me lembrava! ;)

    Já não chegam os dedos das mãos para contar os anos da nossa amizade, contudo, consegues sempre surpreender à tua maneira.

    O que mais retenho de tudo isto, é realmente a tua genuidade, o teu ser, que desde miuda assim é... e faz de ti ser humano tão limpo e único!

    Obrigado por partilhares, por dares o teu tempo e conseguires, como dizes desejar, chegar a todos sem sair do sitio ;)

    Adoro-te amiga.

    Beijo especial de fundo do coração, na verdade da amizade e carinho que como bem sabes, tenho por ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei sim e retribuo :) Achas que te esquecias do teu próprio dia? Dia 5 de Maio lá vou ter eu de te lembrar ;)
      beijinho***

      Eliminar
  11. Linda acho que já te tinha dito... Pelo menos uma vez... mas depois ler tuas palavras senti desejo incontrolável de te repetir... Existem pessoas que nos inspiram; Outras que nos fazem bem; E aquelas que simplesmente sem pedir licença tocam nosso Alma! Tu és assim. Beijinho grande e um abraço terno

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito do teu cantinho e da pessoa que és. A simplicidade e a dignidade são duas grandes virtudes e tu tem-nas.

    ResponderEliminar
  13. Segui, pois achei um lugar super acolhedor*

    ResponderEliminar
  14. Uau tinhas mesmo razão. vim visitar o teu cantinho e a paixão foi imediata, Adoro a maneira como escreves e posso dizer que somos parecidas ;)
    É muito bom ver cantinhos assim que nos enchem a alma com o o teu*
    Beijinhos, estou a seguir
    idecidetobehappy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão querida :) Bem vinda à Sala Teresa, senta-te um pouco!
      Beijinhos***

      Eliminar
    2. Obrigada, já me sentei e pelo que vejo estou a gostar...estou a devorar os teus posts desde o principio, eu sou assim quando gosto de um blog leio tudinho ;)
      beijinhos

      Eliminar
  15. E se és feliz sendo quem és, continua assim :)

    ResponderEliminar