domingo, 11 de maio de 2014

O que é isto?!

Foi exatamente o que me perguntei quando vi esta figura ontem na TV...


É um travesti, que tem o nome artístico de Conchita Wurst, e foi escolhido pela Áustria para representar o país e disputar a competição Eurovisão 2014. A sua canção «Rise Like A Phoenix, alusivo a um dos filmes de James Bond, ganhou mesmo!
Ah pois é...chegou, viu e venceu, mai nada!E com mérito, temos que o dizer. E este festival serve para isso mesmo, para cantar e espalhar talento.
Parece que a fofa da Conchita só quer mesmo reivindicar a igualdade entre sexos. Vai daí, decidiu ser uma aberração para alertar a sociedade.
Vamos lá ver: querem ser felizes e mudar, força. Querem dinamizar a vossa carreira artística? Força. Querem lutar pelos seus direitos? Força. Mas não digam que o propósito é chamarem a atenção para direitos de ambos os sexos, quando agem desta maneira. Querem ser mulheres? Sejam!!! Nada contra e o que interessa é as pessoas estarem bem consigo mesmas. Mas façam a coisa em condições, não causem sustos destes. Até porque muita gente que luta por esses mesmos direitos, não se identificam com estas situações.
Desculpem, gosto de igualdade sim e de pessoas lutadoras. Não gosto de circos. Ponto.

21 comentários:

  1. Circo é nos locais próprios e, mesmo assim, nem todos agradam.

    Beijinho e bom domingo, Vânia.

    ResponderEliminar
  2. O importante era saber cantar. A Conchita arrasou... é isso que importa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Alice, concordo contigo e de facto, a música mereceu e todo o mérito deverá ser-lhe atribuído.
      Era só com isto que a Conchita se deveria ter preocupado...porque o que os outros pensam do seu caminho ou percurso, não interessa.
      Ambas sabemos, até porque é público, que a Conchita não foi só para cantar. Aquilo é a Eurovisão...Ponto. Não tem de servir para TANTA demonstração de revolta e afins. É apenas isso a que me refiro.
      Viva as diferenças sim...mas com bom senso.

      Eliminar

  3. Mas quanto preconceito vai por aqui...
    Sabes que foi precisamente para se fazer ouvir na sua luta contra o preconceito que ele, Thomas "Tom" Neuwirth, criou o personagem da Conchita?

    E como é óbvio estou totalmente de acordo com o que disse a Alice!


    Um beijinho e bom domingo.
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afrodite...viste onde o preconceito? Não leste a parte em que digo "Nada contra e o que interessa é as pessoas estarem bem consigo mesmas."
      Sou amiga de casais gays e lésbicas, não guardo qualquer tipo de reservas com isso nem com travestis.
      Mas se ali o papel era cantar, porquê extravasar dessa maneira? Será assim que se conquista algo?
      Ponho apenas em causa a postura, não os gostos ou orientação ou reivindicação de igualdades. Acho até muito nobre!!!
      E discriminação, muitas vezes, começa por não saber ouvir uma opinião.

      Eliminar
  4. É isso, não tem nada a ver com sermos preconceituosos, é que isto é circo a mais para quem só quer defender os direitos de ambos os sexos. É simplesmente demasiado televisivo.
    Mas quanto ao resto cantou e encantou :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Tchii....acaba por ser um tema interessante, mas.. tenho dificuldade em encontrar o dito "preconceito" no artigo.
    Não vejo qualquer problema nas opções ou tendências de cada um, aliás, até acho interessante por sermos todos diferentes, contudo não posso concordar com movimentos deste tipo, que ao contrário do pretendido.. só tornam as situações mais estranhas e forçadas.
    Passo a explicar o meu ponto de vista.
    É completamente utópico viver na expectativa que um casal do mesmo sexo será visto como um casal hetero, vulgarmente chamado de "casal normal", da minha parte e pela educação que sempre tive, não me faz qualquer confusão, até porque não me diz respeito, tenho amigos Gays dos quais nem me lembro das opções diferentes.. pois quando o são naturalmente não precisam de hastear bandeiras para dar nas vistas.. por vezes.. custa é aceitar em sociedade os que em cima dela se querem por para sobressair.. este é o tipo de situação que detesto.. dai dizer em registo menos formal que não me faz qualquer "espécie" um gay ou homosexual.. agora os ditos "bichas" por favor! Não tolero!

    Nesta situação, e para fazerem sentido estas atitudes neste programa, teria de ser avaliado o talento Drag Queen e não cantor. Foi sem dúvida uma excelente prestação enquanto cantor..mas completamente desnecessário todo o teatro!
    Quem realmente quer lutar pela igualdade.. não pode comportar-se como um ser diferente e único!
    Este assunto já passou a fase das manifestações sem roupa para dar nas "visitas" ;)
    Relembro apenas.. esta é a minha opinião ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um momento de TV abusivo acho eu...
      mas pronto, isto é só a minha simples opinião.
      Obrigada Ricardo, mais completo do que o teu comentário...impossível!

      Eliminar
  6. Quando alguém tem que gritar muito alto para ser ouvido, é porque não sabe fazer-se ouvir de outra maneira...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso aplica-se a qualquer pessoa, seja ou não travesti!

      Eliminar
  7. Tenho a representação mental que os travestis são personagens criadas por pessoas, que vestem essa pele, mas a despem no fim do show. Já transsexuais são aqueles que assumem de que lado se sentem bem (masculino ou feminino) e sentem que nasceram no corpo errado, necessitando da transformação para equilibrarem o seu autoconceito; Homossexuais são aqueles que amam outra pessoa pelo que ela é, ainda que a outra pessoa possa ser do mesmo sexo. Posto isto, acho que igualdade entre sexos não é misturar sexos e criar um 3o sexo indefinido. O Tom/Conchita disse aos jornalistas que não queria ser mulher, mas admitiu ser a rainha em casa. Pinta-se como uma gaja e até faz a barba como uma gaja, porque nenhum homem tem uma barba tão aprumadinha que até parece pêlo de gato (brincadeirinha). Sinceramente, acho que Há muita confusão naquela cabeça.

    Quem acha que estou a discriminar ou a ser preconceituosa, gostava de saber se assumiria como normal e não desdenharia, se todas as mulheres gdeixassem crescer os pêlos nos sovacos! Afinal, os pelos nascem para todos, homem e mulher, certo? Certamente poupávamos muito € na esteticista, mas menos do que a Conchita gasta a tratar do seu relvado facial (outra brincadeirinha).
    E atenção, sou daquelas que não considera homossexualidade como transtorno psíquico, apesar de constar do directório de doenças mentais (DSM). Mas sou da opinião de que há aberrações e pessoas confusas, que precisam de encontrar o seu lugar no Mundo, e às vezes acho que são erradamente induzidos pelo mediatismo que têm. E isso, não creio que o/a ajude. Isto nada tem a ver com a necessidade de estarmos todos dentro dos parâmetros de beleza que os média proliferam, sou a favor da diferença e de cada um se sentir bem consigo. Duvido que a Conchita se sinta verdadeiramente bem consigo, acho apenas que gostou do mediatismo e vê nisso uma forma de chocar mentalidades. Conseguiu. Ah, e apenas uma nota sem importância. O Tom/Conchita canta de caraças! Devia tentar ir ao Festival da Eurovisão! (Lol)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva as diferenças sim...mas com sensatez!
      Boa joaninha, beijo***

      Eliminar
  8. Falei no assunto também no meu blog. Não me incomoda nada que ele se apresente assim. Claro que à primeira vista também estranhei, mas a sério que não me incomoda. Se é feliz assim, que o seja. :)
    E sim, concordo, foi uma vitória merecida. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não que se apresente assim...tudo bem, toda a gente é livre para o fazer, mas referi-me ao que o levou a fazer aquilo e acho que Eurovisão não é o sítio certo. Só isso :)

      Eliminar
  9. Minha rica filha o teu comentário esta a anos luz de ser racista só quemnao o leu ate ao ou fez logo juízo fé preconceito. Para mim RLE indiferente s orientação sexual oi o querer dsor do corpo errado em q se encontram. Agora era bom
    que assumissem o quer são ou o que querem ser. Nada contra. Agora não compliquem. O qu pode ser simples. Quem não quer ser uma coisa nem outra ITA pertencer ao 3.o género. Nada a opor. No entanto dou contra a exposições e provocações desnecessárias. Por acaso sou hetero então ando ai com bandeira hasteada nem a provocar. Quem não esta bem consigo não precisa. Mas ha quem goste fé holofotes sobre so ad isso tem outros moned. Viva a diferença . tia cidalia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É láaaa...soltem os fogos, a minha tia estreou-se no blogue!
      Bem vinda :)))

      Eliminar
  10. Subscrevo! E não, não sou racista, preconceituosa, homofóbica e outros que tais. Concordo com o Joaquim Teixeira da Silva.

    ResponderEliminar