terça-feira, 10 de junho de 2014

Ode ao...Café!

Sou saudosista por Natureza e nostálgica de feitio.
Gosto de me lembrar do que fui, do que vi e por onde passei. Recordo mais coisas do que aquelas que poderia partilhar aqui.
Lembro-me até de anúncios da nossa infância. Um deles, fez-me inclusive, gostar mais do nascer do dia do que o pôr do sol e foi ainda mais longe do que isso. Fez-me gostar de café. Gostar mesmo a sério. Aquele gostar de fechar os olhos, só de pensar.
Quem não se lembra de uma jovem de cabelos encarolados, solto, num carocha branco à espera do nascer do dia, e com um ar visivelmente entediado.


De repente, lembra-se que tem algo para fazer café, dentro do carro. E começa aquela música...

I can see clearly now the rain is gone.
I can see all obstacles in my way.
Gone are the dark clouds that had me blind.
It's gonna be a bright (bright)
bright (bright) sunshiny day...


e o dia começa. Era da Nescafé e é o meu anúncio preferido de todos os tempos.
Não tenho vícios mas acho que o café é o mais parecido com isso mesmo.
Hoje, este post é dedicado a ti, meu querido café :)

Obrigada por me fazeres voltar atrás no tempo, sempre que encosto o teu sabor ao meu.
Obrigada pelas imagens que me trazes em catadupa e por todas as vezes em que te tornaste a melhor parte do dia. Todas as vezes que foste o único pedaço de céu à volta.
Nunca te bebi por necessidade, o meu sono é inesgotável e nunca me tiraste nem um minuto dele. Nunca tiveste o talento de me manter acordada. Mas consegues pôr-me ligada ao mais importante, aguçar-me os sentidos e fazer-me fechar os olhos só de te sentir por perto.
Casar-me-ia contigo senão pertencesses a mais ninguém, mas és das poucas preciosidades da vida, presente em tantas casas.
De manhã, à tarde ou à noite. Numa chávena pequena ou numa caneca que veio pelo Natal.
Obrigada por nunca me defraudares expectativas, por me organizares ideias, por me passares a mão pelo cabelo.
Numa tarde de sol ou numa noite chuvosa.

O cheiro fresquinho quando acabas de fazer, é e será sempre o melhor cheiro do Mundo.




18 comentários:

  1. Já te disse e volto a dizer por aqui.... Partilho essa tua paixão pelo café!! ;) Tal e qual como a descreves, não aquela necessidade louca de verdade, que me desperte, mas mais como um aconchego do dia, "estamos juntos" no bem e no mal! ;) Sozinhos ou acompanhados, estamois muitas vezes juntos e em várias partes do mundo!! ;)
    Esse anuncio... quando te comecei a ler a minha memória viajou para esses anos, dos melhores anúncios feitos sem dúvida!! ;)
    Beijocas e para a próxima em vez do gelado tomamos um café "te parece?" como se diz por aqui!!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "estamos juntos" no bem e no mal! - é mesmo isso!!
      Cafezinho em Agosto? Parece-me muito bem!
      beijinhos para a Argentina :)

      Eliminar
    2. Terá de ser mesmo no frio de Dezembro! Este ano só vamos no Natal.... :(... :) ;)

      Eliminar
  2. Agradeço a ideia, Vânia :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gostas de café? Ficas-te só pela ideia?
      Olha que não sabes o que perdes! ;)

      Eliminar
  3. Adorei! Mas ainda não estou convencida... :-P bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Possivelmente nunca estarás :)
      Há coisas que fazem sentido em nós...ou não fazem. Talvez tenhas outras coisas que te causem o mesmo efeito! beijinhos**

      Eliminar
  4. Um bom café cheira sempre bem, sabe bem e faz bem!
    Não tão raras vezes, é por si só, uma boa companhia de esplanada, naqueles momentos em que olhamos para nada, ou simplesmente pensamos por que raio o sol não brilha todos os dias...!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro café, de dia de noite, só ou acompanhada mas sem açúcar sff xD
    Bom texto como sempre :D beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. eu, que não bebo café (por razões de saúde) , mas que adoro aquele cheirinho, tenho perfeita memória desse anúncio. o café, se pudesse ia agradecer estas palavras tão bem dedicadas!

    ResponderEliminar
  7. Andas inspirada :P é só odes :P
    Eu adoro café, mas por motivos de saúde nunca pude abusar e agora estou mesmo a deixar de beber. Mas adoro, o sabor, o cheiro, tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, não sei que me deu!
      Acho que na vida não podemos abusar de nada, mas o café...tira-me do sério ;) ahaha

      Eliminar
  8. Partilho o sentir e o sabor contigo:))) não imagino os meus dias sem ele:)))

    jinhooooosssssss

    ResponderEliminar