quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Viver com a Asma

Este é um texto que, sem saber porquê, ainda não tinha partilhado.
E, infelizmente, tenho tido tantos episódios para contar.
Não nasci com asma, embora sempre tenha tido uns brônquios sensíveis, estava muitas vezes com tosse e demorava para as curar. Nunca passou disso, fazia a minha vida normal. Corria, ria, pulava, dava gargalhadas das que nos fazem doer barriga, tudo!
Depois dos 24, o corpo mais maduro começou a desenvolver umas tosses esporádicas que de vez em quando me levavam ao médico para ser acompanhada com medicação básica. Na altura, era apenas uma bronquite e fiz testes de Alergologia e não sou alérgica a nada que desencadeie isso.
Quando me mudei para Lisboa, aos 27, fui morar para perto da Serra de Sintra, um sítio lindo e que ainda hoje amo de paixão. Por ignorância, nunca associei que a humidade do ar me fizesse tão mal. E foi a minha sentença...
As dificuldades em controlar a respiração eram cada vez mais frequentes, os ataques de tosse, tudo.
O meu quadro evoluiu para Asma e passei a ter a medicação apropriada, embora nunca tivesse tido o azar de viver uma crise asmática.
Mas isso mudou, e tudo o resto mudou.
Ja tive alguns episódios maus e crises assustadoras para quem as tem e para quem assiste. Ficar sem ar, é para mim, uma das coisas mais aterrorizadoras de sempre. Naquele momento (e juro que não é exagero)a sensação de que vamos parar e cair, é quase certa. As causas para que surjam essas crises são várias...

Animais (pelo ou caspa de animais domésticos)
Poeira
Mudanças climáticas (com mais frequência em clima frio)
Produtos químicos no ar ou nos alimentos
Exercícios intensos
Mofo
Pólen
Infecções respiratórias como uma constipação
Emoções fortes (stresse)
Fumo
Aspirina e outros anti-inflamatórios.

Várias pessoas com asma têm um histórico pessoal ou familiar de alergias (o meu avô tinha Asma e meu pai tem), como febre do feno (rinite alérgica) ou eczema. Outros não têm nenhum histórico de alergias, como eu. Por vezes, surge-me apenas eczema na pele mas também é tratável.
Já fiz Acupunctura mas não foi suficiente, apenas me ajudou a ultrapassar o Inverno, nada mais.


Quem me conhece sabe que sou muito bem disposta, sou optimista e alegre por natureza. E a qualidade de vida que esta querida doença me tira,não me impede de nada. Claro que custa e só eu sei o que sofro tantas vezes em silêncio.
No trabalho, para falar com os pais e crianças, tento gerir a respiração de modo que não percebam que isso me está a cansar ou que não ouçam os pequenos "gatinhos" (pieira) que o meu peito produz.
Em encontros com amigos, em que andámos mais ou nos rimos mais, sinto logo que o peito se está a esforçar.
Parece, tantas vezes, que corro a meia maratona. O coração dispara de uma maneira, que parece que vai falhar.
Desgasta tanto mas tanto.
Enfim, há coisas bem piores e eu ainda tenho sorte.
Ontem, na praia, quando fui ao mar, comecei a tossir e a ter uma crise enorme que já não me deixava estabilizar. Tivemos que vir embora e a minha cabeça já explodia, tal era a força que os brônquios faziam para tossir.
Fui salva por esta bomba,


E fiquei bem até agora. Salva por uma bombinha...a vida é mesmo frágil, não é?
O meu tipo de asma é tramado, é forte: Asma Brônquica.
Mas o que a asma nunca soube, é que eu sou mais forte do que ela :)
E um digo digo-lhe. Juro que digo.

8 comentários:

  1. É preciso muita coragem para se afirmar que se tem um problema de saúde! Eu também tenho asma, mas tenho-a desde pequena. Sei muito bem como é horrível quando as crises aparecem... deixa-me exausta! Felizmente tenho fases que até me esqueço,pois nem sempre tenho crises. Mas quando isso acontece é bom ter à mão uma garrafa de água e a bomba. E não há nada melhor do que ter alguém por perto para nos ajudar a acalmar...
    Coragem!!! Força!!!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também uso o truque da garrafinha de água, ajuda muito :)

      Eliminar
  2. Bom, o meu marido tem doença pulmonar crónica e, de facto, o clima influencia e muito o estado de saúde dele!
    Beijinhos e as melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta que o clima vai de mal a pior...não há muito a fazer :/
      beijinho!

      Eliminar
  3. Belo testemunho!!!
    E o espirito é esse: não te dês por vencida!!! :)

    Joquinhas

    ResponderEliminar