sábado, 25 de outubro de 2014

Lado a Lado.

Sei que toda a gente vai ler isto. Gente que vem de outros blogues. Gente que tem outras vidas, outras histórias. Gente que não me conhece bem, nem mais ou menos e umas que vão conhecendo. Gente que acha que me vê com olhos de ver. E até as poucas que realmente permiti que me conhecessem. Muitas não vão entender nada do que irão ler a seguir...outras sentirão de olhos fechados.
Mas a mim só me interessa que sejas tu a ler.
Apareceste na viragem da minha vida e em tantos outros episódios a seguir. Viste os meus cortes de cabelo, os meus pijamas parvos, a minha panca pelas cápsulas de café do Continente, o meu fascínio por malas da Cavalinho que em nada se modernizaram ou adequavam aos tempos actuais, mas era eu, eu era assim e sei que tens saudades disso. Sei mesmo. Nunca penses que não tenho a noção...aliás, aprendi que a amizade ou o carinho por alguém nunca são superiores à falta que sentimos. A falta, as saudades, são sempre superiores.
E eu também as sinto e muito.
Não precisei de estar fechada para me sentir isolada do mundo. Podemos sentir-nos assim mesmo rodeados de gente. E de barulho. E de coisas. E de tudo. Podemos até estar cheios da nossa própria confusão diária, não ter tempo para sequer dormir! Podemos ter os amigos por perto, até. Podemos preencher os nossos dias com todos os compromissos que conseguirmos. Só para ocupar tempo. Para nos escusarmos a ver o que queremos esconder. Para disfarçarmos de nós próprios o que nos falta. Mas, no fim de um dia atribulado, aquilo que se nos ocorre é o vazio. Contigo nunca tive essa sensação, sei que podias amparar as minhas quedas. Sei que só o saber-te ali ao lado já me fazia respirar fundo.
Desculpa se não o fiz, se soou a um "virar costas" ingrato. Mas, arriscando dar-te a mais parva das desculpas...eu não quis que soubesses o meu estado, porque sei que ferverias por dentro. Claro que as amigas são para isso mesmo, lógico! Mas para mim, eras e és família. Sempre foste. Ocultar-te ou omitir o que quer que fosse em prol de não fazer barulho à volta das coisas, em prol de eu ter mais um tempo de silêncio interior, era só o que precisava.
Assististe a conquistas pequenas, a desilusões grandes mas silenciosas, a mudanças boas e significativas. Vibraste. Riste-te. Emocionaste-te. Estivemos sempre lado a lado.
Obriguei-te a dizeres-me adeus quando se calhar podia ter-me deixado dormir no teu abraço e esperado mais uns tempos.
Tenho a imagem desse dia tão gravada em mim, como o som que esse espanta-espíritos deve fazer. E ele, foi até hoje, a prova de nunca nos termos despedido de verdade. A prova em que se calhar, de uma forma ou de outra, continuo sentada nas escadas da varanda ou a responder-te aos gritos "Já voooooou!".
Sei que sabes que tinha de fazer esta escolha e sei que por outros motivos me queres dar umas quantas chapadas, para meu bem. Já as senti e já as tinha aceite mesmo antes de abrires a boca. Temos isso em comum. Topamos as coisas à distância! Vemos com o coração.
Nunca penses que me fui embora. Nunca penses que ando propositadamente ligada à corrente. Nem tudo o que parece, é. Mas...como se diz em Teatro, "the show must go on", sabe Deus como. Deus e eu.
E eu, Vânia, me confesso, que nesta fase que ambas sabemos, cheguei a tomar banho mais do que três vezes por dia, por não ter mais que fazer e para o tempo deste lado passar depressa. Senti tantas vezes que corri pela vida e que a vida tinha corrido sem mim, sem esperar.
E perguntas tu "Porque não me ligaste?? És mesmo parva!" - eu sei. Mas cada um se defende da dor e protege os seus como consegue e nem sempre se fazem boas escolhas. Faz parte.

Por isso, continua tudo a valer a pena porque há pessoas em mim que não abdico, nunca abdicarei. Obrigada pela amiga e pessoa que sempre foste, por eu nem precisar de falar.
Disseste hoje que não me saberias perder...e sabes porquê? Porque sempre me salvaste!!!


Nickles***

14 comentários:

  1. A amizade verdadeira é assim: salva-nos a vida vezes sem conta! :-)

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Porque não interessa perceber, quando gostamos há uma linguagem universal :)

      Eliminar
  3. A amizade é um dom que poucos possuem... Bonitas palavras...

    ResponderEliminar
  4. Bonita declaração de amizade :)
    É por isso que digo que a amizade e o respeito são os sentimentos mais bonitos do mundo!

    ResponderEliminar
  5. Amizade é amizade, sem regras, sem explicações, sem justificações... apenas um braço que está lá preparado para se fechar num abraço, mesmo quando para trás tenha ficado o maior erro do mundo! ;)
    Parabéns por mais um texto lindo! :)

    ResponderEliminar
  6. Ohh que texto tão lindo! Até me arrepiei ;) tens um dom com as palavras.
    Beijinhos querida *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas deixei as palavras fluírem :)
      obrigada, beijinho!!!

      Eliminar