quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A graça de ser de graça :)


Aquele momento matinal, quando já só falta pentear e olhar ao espelho antes de sair de casa, é dos momentos mais cheios de tudo para mim. Cheios de silêncios, de longos segundos. Cruzamos o olhar com os nossos próprios olhos, naquele reflexo que nada tem de novo. Mas é aí, precisamente no meio do nada, que me lembro de coisas que acho que já ninguém se lembra.
Hoje por exemplo, sorri enquanto via a imagem do momento em que o meu pai me ensinou a andar de bicicleta (sem rodinhas, uma coisa de "profissional" e muito à frente para mim, na altura). Faltava sacudir o cabelo e dar um último jeito com o pente, quando me lembrei de quando ia freneticamente ao correio, nos meus 15 anos, ver se tinha cartas das amigas. Cartas, escritas à mão. À mão!!! Coisa rara agora...e eu recebia tantas. Era a loucura! A mesma altura em que esperava religiosamente pela segunda feira, para comprar a revista pop da altura, a Super Jovem acho.
Porque me lembro disto tudo quando ainda estou ensonada e me preparo para me meter no trânsito? Não sei. Acontece e pronto. Assim como me lembro de pessoas das quais não sei há meses e parece que as ouço falar ao ouvido. As mesmas que nunca acreditariam que penso tanto nelas. Quando guardo tudo na gaveta e apago a luz, respiro sempre fundo em forma de suspiro, como se dialogasse numa conversa de uma só personagem.
Enfio-me no trânsito, no pára-arranca e no caminho de sempre...aquele que nos permite olhar para o infinito e ter a tal sensação que o carro anda sozinho, de tão automáticos que estamos. Aí vem uma sequência de 'post its' mentais, de coisas que me esqueci, outras que tenho de fazer e outras ainda que tenho de lembrar para serem feitas.
Telefonemas que não foram feitos, mensagens que ainda não respondi, saudades de situações que ainda nem aconteceram e sugestões que pretendo seguir.

Acima de tudo, momentos que ainda não se pagam e que só nós podemos gerir. Uma preciosidade, portanto.
Porque as melhores coisas da vida, são de graça. Ainda.

1 comentário: