domingo, 28 de outubro de 2012

Crente...mas racional.



Até onde pode ir a nossa Fé? Até onde podem ir as divergências de valores, de ideais e princípios?
Cresci num seio católico, de princípios religiosos e fui praticante até ter idade para decidir por mim, se me identificava ou não com o mundo da religião. A minha resposta é sim. Mas um 'sim' apenas referente à Fé. Porque tenho e sempre tive a MINHA FÉ. Não acredito em espaços físicos obrigatórios (como as igrejas)ou discursos automáticos que toda a gente diz em grupo. Gosto de o fazer sozinha ou quando acho que tem de ser. Prefiro praticar esses valores no meu dia a dia, e não me sinto menos católica por isso. Mas respeito e muito. Junto-me a quem gosta de rezar e não sou capaz de interferir nesse momento. Cada um tem o seu momento e eu tenho os meus. Na igreja existem várias contradições que nem eu nem ninguém poderá mudar, de tão enraizadas que estão. ELE, lá em cima, decerto não concordaria com o que os homens cá em baixo fizeram ou continuaram.
Este texto de revolta, que pertence a uma grande amiga que sei que é católica praticante, merece ser lido e reflectido. Sejamos crentes, mas racionais também.

"Caramba! Sou Católica, frequento a Igreja,não por eles,mas por Ele. Sinto me bem na Sua casa,em paz. Preciso de lá ir de vez em quando. Mas há coisas 'nesta Igreja' que me irritam profundamente! Mas que moral têm 'eles' para falar em sermos solidários,em não destruirmos o estado social,dizendo que temos que ajudar os pobres?! Como ainda agora acabo de ouvir mais um dos seus maiores representantes dizer?! Claro que temos! E eu ajudo sempre que me dão um saco à entrada do supermercado! A minha pergunta é 'que moral têm vocês para julgar e criticar,vocês que têm igrejas forradas a ouro,vocês que têm milhões em bens em todo o mundo,vocês cujo representante máximo calça sapatos Prada,vocês que primam sempre pela ostentação?! Quando vos ouço dizer que não têm mais capacidade de ajuda faz me rir! Ridículos e que lata! Tenham vergonha,meus senhores!"

Perante isto...que palavras nos restam?
Obrigada Marta:)

2 comentários:

  1. Muito bom o teu blog, Vánia! Já me tornei membro, para poder seguir as tuas publicações.Um grande beijinho
    Teresa Ramalhao

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Teresa, fico feliz por ter mais uma leitora na sala ;)

    ResponderEliminar