domingo, 13 de janeiro de 2013

Rir é sempre o melhor Remédio!

Há algum tempo que o meu fim de semana não saía do modelo habitual de "dormir mais um pouco-arrumar a casa- fazer compras da semana- esperar que o sol venha para secar a roupa acabada de lavar- ir ao ecoponto- afundar no sofá a fazer zapping- tentar não pensar que a Segunda-Feira chega depressa".
Este foi diferente em tudo. Fui até à Margem Sul (gosto de dizer isto, porque me soa sempre a um título qualquer de música RAP) a uma localidade que já me disseram o nome 16289 vezes e ainda não fixei. Perto de Almada acho eu.
Fomos lá visitar aquele lado da família que nunca se vê, nem quando o Rei faz anos. Aqueles primos dos primos que nem sabem que são primos, mas que deixam sempre no ar aquele convite do "apareçam!".
Ora desta vez levamos mesmo à letra, pois pelos vistos iam fazer uma almoçarada e tanto! Era lá que eu ia comer a tão famosa (e tão criticada) iguaria africana, a Cachupa.
Eis que a surpresa do dia foi mesmo essa: o prato principal era MOAMBA. Ora, a Moamba envolve (para além da galinha) óleo de palma, quiabos, gindungo, cebola, abóbora e alho.
A galinha é cortada em pedaços e temperada com sal, alho e gindungo, sendo em seguida, cozinhada com a cebola. Mais tarde, são adicionados o óleo de palma, que pode ser confeccionado com dendéns frescos ou adquirido pronto a usar, os quiabos e as abóboras.
A moamba é servida com pirão ou funge, que consiste em farinha de milho ou de mandioca cozida.
Uma misturada típica de "matumbinos" que até nem estava nada má. E sim, esta é a parte em que vocês franzem a sobrancelha e desconfiam muito da delícia que poderá ser. Possivelmente nem iam gostar, mas eu confesso que achei graça.






Fomos recebidos de forma deliciosa, com uma simpatia constante, à medida que entravam cada vez mais pessoas naquela casa. Havia espaço claro, mas quase 40 pessoas é DOSE! Bem, tudo se fez e se arranjou e por lá fomos ficando até escurecer.
Aquela sala teve mais adaptações e mudanças do que um Querido Mudei A Casa. Era preciso ligar o Karaoke? Então saía uma mesa. Era preciso espaço para dançar? Então saía outra mesa. Era preciso espaço para uma sessão caseira de truques de magia? Então saía mais uma mesa. O importante ali, pelo que fui percebendo, era estarmos todos juntos, apertados ou à vontade, não interessava.
No início, tinha os pés mais gelados que um Iceberg, mas houve remédio santo: chamarem-me para o Karaoke. É que não penso duas vezes, não largo o microfone e não me ensaio nada para espantar pardais. Saia a voz que sair, alinho sempre! E ainda para mais com Xutos e Pontapés. Aqui estava eu a cantar aquela parte "Meu Deus como é bom morar, modesto primeiro andar a contar vindo do CÉEEEU...do CÉEEEU!" - em modo Queen ou Estátua da Liberdade, não sei o que me deu para levantar o braço, mas a verdade é que a foto até ficou com um quelque chose de Super Star ;)





Nesta altura já os pés começavam a aquecer, mas depressa ferveram quando se lembraram de fazer coreografias com musiquinhas enjoadas e sem ritmo nenhum e que nenhuma pessoa conhece ou gosta: Macarena, Gangnam Style, La Bomba e outras que tal, muito paradinhas e que não dá NADA para abanar o esqueleto ;) Sem falar das musiquinhas inocentes do Quim Barreiros, que ninguém conhece e tão pouco animadas.





Enfim, foi a loucura (devia ter dito aquela palavra feia antes da Loucura, para dar mais ênfase, mas acho que dá para perceber que foi mesmo a P... da loucura).
O que eu me ri. Ri, ri, ri. Tirei a barriga de misérias! Não pensei em mais nada e deixei-me levar pela boa onda de tudo ali à volta.
Rir é mesmo o melhor remédio, prolonga a qualidade de vida e no fundo, é o que nos resta.
É tudo aquilo que levamos daqui.
É tudo aquilo que vale a pena ficar.

Bom início de semana***


6 comentários:

  1. Rir vale sempre a pena, ainda por cima se os outros estiverem em sintonia*

    http://ovagoencanto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Vieste a 'esta banda' e não pediste autorização?
    Tinhas o visto em ordem?
    :)

    Grande festa ahn?

    Foi bom o fim de semana. Ainda bem.

    E eu aqui por perto...

    Beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, tu és de Almada... Acho que a localidade é Vale Milhaços...acho eu!

      beijinhos!

      Eliminar
  3. Nada como um dia diferente e cheio de boas gargalhadas.

    Já provei moamba e gostei!
    Nessa foto estás mesmo com pose de Freddy Mercuri :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Moamba foi uma agradável surpresa e pelos vistos nada afrodisíaca, a comparar com a comida tailandesa, eh eh

      Eliminar