terça-feira, 9 de julho de 2013

Há com cada uma!

Há coisas que nunca vou perceber. Bem que tento ver pelo lado da diversidade cultural, que cada tradição tem a sua história e tal. Tudo bem, tudo óptimo!!!
Mas há anos que passam nas notícias a euforia das Festas de São Firmino, em Pamplona.
Parecem de facto, estrondosamente espectaculares. Ora vamos lá ver...As Festas de São Firmino são as festas em honra a São Firmino, um santo natural da cidade, co-padroeiro de Navarra e padroeiro da diocese da cidade, que se celebram anualmente na cidade espanhola de Pamplona.
Uma das actividades mais famosas das Festas de São Firmino é o encierro, que consiste numa corrida de touros, de 800 metros, por três ruas do centro histórico de Pamplona, que culmina na praça de touros da cidade. Ou seja, o que passam euforicamente na TV, são um bando de tolinhos a correr à frente dos touros, a centímetros de levarem uma cornada. E acham isso o máximo.
Podiam andar a trepar postes, à chapada uns aos outros, a fazerem o pino no meio das rotundas...mas acham bem mais interessante fugir de touros, desalmadamente, pelas ruas.

Desde 1922, 20 pessoas morreram na libertação dos touros pelas ruas. O último caso foi em 2009, e fazem disso uma festa.
Há coisas que não percebo e nunca vou perceber. E confesso aqui, que secretamente me ocorre (mas só um pouquinho) que um daqueles touros os alcance e espetem um corno bem no meio do cú de um deles.
Talvez assim inventem festas mais giras. Digo eu!

12 comentários:

  1. Lamento a frieza, mas de cada vez que há um "acidente" nestas festas, não consigo ter "pena", ou melhor pena tenho...dos bichinhos:)

    jinhossssss

    ResponderEliminar
  2. detesto tourada e este tipo de divertimento,lamento todo o tipo de desporto ou oque lhes queiram chamar que tenham que usar os tistes dos animais.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente contigo. Neste género de "festas" torço sempre pelo touro.
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Concordo! E infelizmente aconteceu um triste acidente ao Humorista Fernando Rocha... Acho que não se devia ter-se posto à frente do touro. Agora não estaria hospitalizado...

    http://rainhadasinsonias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar