quarta-feira, 11 de junho de 2014

E uma chapada nas fuças...não?

O post de hoje era para ser algo divertido, a sério que sim. Mas mal cheguei a casa e vi as notícias do dia, deparo-me com esta brilhante ideia em Londres (pelos vistos, já utilizada noutros países) de "afastar" os sem-abrigo dos prédios: colocar picos de metal no chão, para evitar que alguém ali durma.


Não é uma atitude fofinha? Ou seja, se alguém ficar sem dinheiro para pagar uma casa, se alguém for expulso do lar por desavenças familiares, que vá dormir literalmente debaixo da ponte ou aprenda a levitar para não tocar no chão. Que solidárias que estas pessoas me saíram.
Agora tratam-se as pessoas como animais? E nem os animais merecem! “Estes picos anti-sem-abrigo são como os que são usados para manter os pombos longe dos edifícios. Os sem-abrigo são considerados uma praga.” - diziam eles.
E se fosse a vossa mãe? O vosso avô? O vosso irmão? Não importava que ao tentar fechar os olhos e não pensar na vida miserável que têm, espetassem um pico nas costas ou na mão? E se fossem vocês, meus caros, que tiveram esta ideia brilhante...se fossem vocês a contar as esmolas do dia, enquanto espetavam um pico no cú? Soa mal, não é? Pois deve doer mais do que aquilo que soa, vos garanto.
Entretanto, multiplicaram-se outros exemplos: uma ponte na China cheia de mini-pirâmides que impedem pessoas de lá dormir, um parque no Japão com bancos redondos, feitos de modo a que seja impossível lá dormir.
Mas está tudo parvo agora???! A minha alma está de certeza.
Que pobreza de espírito... talvez os que tiveram esta ideia luminosa, tropecem nos ditos cujos e fiquem com a cara em obras. E mesmo assim, seria pouco.

8 comentários:

  1. O processo evolutivo das sociedades, o chamado progresso, também tem o seu lado negativo. De cada vez mais as pessoas são mais mecanográficas, dependentes dos tecnologias diariamente renovadas. Os e mails, as mensagens e as redes sociais, substituíram as tertúlias, as conversas de café, as reuniões de família, de amigos, etc. Claro que as pessoas ou indivíduos, ficam mais individuais e menos associáveis e afastam-se dos problemas dos outros.
    Contudo acho que este tema ou temor, é complexo e não pode ser analisado tão Crista-mente. Há regras de convivência que devem ser respeitadas, mas de forma preventiva/curativa e não de forma punitiva/castradora, como é o caso. Por isso acho justo o teu grito de revolta.
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  2. Não há consideração, as pessoas nunca pensam que um dia o feitiço pode se virar contra o feiticeiro. Infelizmente é o mundo que temos. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E alguns mereciam uma reviravolta dessas para verem as atitudes que têm perante os outros...

      Eliminar
  3. As pessoas estão cada vez mais desumanas. Se é que ser humano ainda continua a significar ter a capacidade ser sensível aos outros, de se colocar no lugar deles, e se não se puder ajudar, ao menos procurar ser gentil!
    Aqui na minha terrinha (interior norte) abriu uma loja de marca (cara), a montra tinha um parapeito que ficava à altura ideal para as pessoas se sentarem enquanto esperavam, o que é que os iluminados resolveram fazer? Colocaram outro vidro mesmo no limite do parapeito para impedir que se sentassem e estragassem a paisagem da sua bela montra! Lamentável!

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Nem acredito nisto :/
    Demasiado triste...

    ResponderEliminar